quarta-feira, 15 de julho de 2009

Educação e Tecnologias Multimédia

“A sociedade humana entrou numa nova fase (...) Surgiu uma nova consciência de que estamos a viver um período de profundas mudanças (...) Avanços em múltiplas áreas da ciência e da tecnologia, (…) novas formas de organização do trabalho e de inter-relacionamento humano prefiguram uma vida totalmente diferente para a nossa espécie “ (Ponte, 1992).
Assim e no que diz respeito às Tecnologias e Multimédia, principalmente na área da educação, é necessário que o professor adopte uma postura inovadora, quer na sala de aula quer na organização do seu trabalho. Cabe a nós, professores, orientarmos o processo ensino e aprendizagem de modo a dar resposta à implementação das TM nas escolas, tendo em atenção que estas contêm instrumentos de apropriação de saberes e de comunicação. Deste modo a melhoria da qualidade do ensino passa, inevitavelmente, pelo aproveitamento das potencialidades das TIC, contribuindo para a satisfação dos objectivos do sistema educativo.
De acordo com o Currículo Nacional de Ensino Básico compete ao professor “ organizar o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificadas” (p.17) e “organizar o ensino prevendo a utilização de linguagens de comunicação diversificadas” (p.18), assim como “rentabilizar as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação no uso adequado de diferentes linguagens” (p.18).
No que diz respeito à disciplina de Matemática, o professor deve promover no aluno o reconhecimento desta área do saber na tecnologia e nas técnicas. Assim “é importante que os alunos realizem actividades que ajudem a revelar a matemática subjacente às tecnologias criadas pelo Homem” (CNEB, 2001, p.69).
Neste sentido, a escola deve utilizar produtos multimédia para situações de aprendizagem, sendo assim, ensinar com as TIC deverá corresponder a uma rotina educativa global, estruturada e inserida numa ampla estratégia educativa centrada no aluno, tornando-os elementos activos e criativos fornecendo assim uma maior oportunidade de renovar as formas de acesso aos conhecimentos e oferecer novas formas de aprendizagem.
Entendo que a frequência desta unidade curricular, no âmbito do mestrado que frequento, Educação e Tecnologias Multimédia, contribuiu para alcançar de forma significativa e contextualizada os objectivos inicialmente propostos pela docente, nomeadamente, “conhecer os principais programas e iniciativas nacionais no domínio das tecnologias da informação e comunicação na educação, reconhecer as exigências actuais em termos de competências profissionais dos professores neste domínio, caracterizar as principais modalidades de utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação, perspectivar utilizações educacionais dos principais serviços de comunicação via Web, perspectivar utilizações educacionais das principais modalidades de publicação de informação na Web e dinamizar ambientes online de aprendizagem” (Gomes, 2009)
No que diz respeito à adopção desta metodologia de avaliação/aprendizagem, com recurso á construção de um blog, como elemento de construção de um portefólio, permitiu-me pôr em prática competências que desejo um dia desenvolver nos meus alunos. Ao longo deste semestre aprendi a lidar com muitas aplicações do mundo da tecnologia e da multimédia, no âmbito da educação, que de um modo organizado, de acordo com os temas abordados na cadeira de ETM e com os meus interesses enquanto professora de Matemática, fui produzindo posts representativos do conhecimento que fui adquirindo. Deste modo considero que este espaço contribuiu para uma avaliação mais autêntica, participada e reflexiva do meu desempenho e desenvolvimento das minhas competências.
Concluo salientando que, com a frequência desta UC a responsabilidade de ser professora assume um novo papel, o de orientar e organizar o processo ensino e aprendizagem de um modo actual, dinâmico e certamente mais interventivo.

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