O termo “blog” é a abreviatura do termo original da língua inglesa “weblog”, que parece ter sido utilizado pela primeira vez em 1997 por Jorn Barger (Gomes, 2005). Hoje em dia, e ainda segundo Gomes (2005), encontramos uma imensa diversidade de blogs na Internet, sobre muitos e variados temas, que caracterizados por serem um recurso e uma estratégia pedagógica, podem assumir a forma de portefólios digitais, espaços de debate, integração, intercâmbio e colaboração. Deste modo e na linha de pensamento de Gomes e Lopes (2007), pretendo com a criação deste blog encontrar uma outra forma de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar e de comunicar.
domingo, 19 de abril de 2009
Ainda, sobre este blog...
O termo “blog” é a abreviatura do termo original da língua inglesa “weblog”, que parece ter sido utilizado pela primeira vez em 1997 por Jorn Barger (Gomes, 2005). Hoje em dia, e ainda segundo Gomes (2005), encontramos uma imensa diversidade de blogs na Internet, sobre muitos e variados temas, que caracterizados por serem um recurso e uma estratégia pedagógica, podem assumir a forma de portefólios digitais, espaços de debate, integração, intercâmbio e colaboração. Deste modo e na linha de pensamento de Gomes e Lopes (2007), pretendo com a criação deste blog encontrar uma outra forma de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar e de comunicar.
Portefólios digitais

Segundo Lobo (2004), o portefólio é um elemento indispensável no processo educativo dos alunos, pois permite recolher toda a informação e documentos usados na aprendizagem, assim como a trajectória que percorreu com autonomia.
Depois de ter explorado um pouco sobre portefólios, encontrei um site de interesse, que me permitiu ficar mais esclarecida sobre esta metodologia de trabalho.
http://www.mocho.pt/Ensino/recursos/portfolios/
Este site contém vários apontadores em Português e Inglês, com muita informação na área da educação.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Maurits Cornelis Escher
Uma experiência, uma ferramenta, uma apresentação, o Moviemaker,.
M. C. Escher
"Confrontando os enigmas que nos rodeiam e considerando e analisando as observações que fazia, terminei nos territórios da Matemática. Apesar de não possuir qualquer conhecimento ou treino nas ciências exactas, sinto muitas vezes que tenho mais em comum com os matemáticos do que com os meus colegas artistas."
M. C. Escher, 1967
domingo, 5 de abril de 2009
Portefólios

O portefólio é, segundo Gomes (2006), reconhecido por muitos educadores como uma estratégia de melhoria das aprendizagens, um instrumento de avaliação ou um instrumento de desenvolvimento pessoal. Contudo para esta autora um portefólio de aprendizagem é também em simultâneo um portefólio de avaliação, pois o que se pretende avaliar são “as aprendizagens efectuadas pelos alunos não só em termos de produtos mas também de processos” (p. 296).
Segundo Barrett, no processo ensino e aprendizagem, o portefólio do aluno representa o trabalho que este realizou ao longo de um determinado período de tempo, juntamente com as reflexões desse mesmo trabalho (Alves & Gomes, 2007).
Hoje em dia o portefólio é um registo de diversos indícios de percursos de aprendizagem e das preferências tomadas no seu decorrer ( Campaniço & Ramalho, sd). Esta vertente, com características próprias,impõe uma concepção avaliativa inovadoara, sobre o processo ensino e aprendizagem.
sexta-feira, 13 de março de 2009
Sobre este Blog
Este blog pretende ser um espaço de reflexão no âmbito da disciplina de mestrado Educação e Tecnologia Multimédia. É também uma ferramenta de exploração que será utilizada para a divulgação de um portefólio desta área disciplinar e de materiais de interesse para a Matemática.Pretende-se com esta ferramenta uma reflexão sobre os objectivos propostos pela docente, nomeadamente:conhecer os principais programas e iniciativas nacionais no domínio das tecnologias da informação e comunicação na educação; reconhecer as exigências actuais em termos de competências profissionais dos professores neste domínio; caracterizar as principais modalidades de utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação; perspectivar utilizações educacionais dos principais serviços de comunicação via Web; perspectivar utilizações educacionais das principais modalidades de publicação de informação na Web; dinamizar ambientes online de aprendizagem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
