sexta-feira, 5 de junho de 2009

Os riscos da Internet

A Internet é um meio de informação de referência, de transacções, de comunicação e um excelente instrumento educativo e recreativo. No entanto a Internet, como qualquer actividade, compreende riscos. Alguns desses riscos são: a exposição de materiais impróprios, abuso físico, legal e financeiro, entre outros. Para além dos riscos o uso abusivo da Internet pode levar a que os seus utilizadores tenham alterações comportamentais que podem conduzir a situações de dependência. Como evitar estes riscos? Através da informação,da educação e da reflexão.É importante que se reflicta sobre estas questões, principalmente quando, nós professores, usamos as Internet para promover actividades realizadas pelas nossas escolas, como por exemplo, a divulgação de imagens com dados referentes à escola, à turma e aos alunos. Procurando informação ,devemos alertar e dialogar com os alunos e encarregados de educação e criar regras de uso da Internet na sala de aula.Na qualidade de educadores e pais devemos utilizar a Internet juntamente com os nossos educandos,evitarmos a colocação da Internet nos quartos, estabelecermos um limite de tempo para a sua utilização e oferecer alternativas a este meio de modo a minimizarmos os riscos do seu uso. Assim a solução não passa por deixarmos de usar a Internet, mas sim por tomarmos consciência dos riscos, estarmos informados de como os prevenir ou minimizar, orientarmos as actividades das crianças e adolescentes na Internet de modo a garantirmos a sua utilização em segurança( Gomes, 2009;http://www.minerva.uevora.pt/internet-segura/)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Stripcreator e o Wordle



A utilização de certos utilitários, existentes na internet, podem ser de grande utilidade na realização de produções de trabalhos no âmbito do ensino e aprendizagem.
O stripcreater serve para realizar pequenas bandas desenhadas e o Wordle permite-nos produzir imagens com "nuvens de palavras", dos textos que introduzirmos.
Experimentem...
http://www.stripcreator.com/make.php
http://www.wordle.net/


Blogs