sexta-feira, 22 de maio de 2009

Moodle



O Moodle é uma ferramenta de gestão de cursos à distância e um software desenhado para ajudar educadores a criar cursos online de qualidade. O Moodle é uma ferramenta do tipo LMS (Learning Management Systems, que significa Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem) ou ambientes virtuais de aprendizagem. Esta metodologia de aprendizagem tem várias vantagens, nomeadamente no que diz respeito à dinamização da comunicação entre professores/alunos e alunos/alunos, na divulgação e organização de documentos e materiais, na informação de iniciativas e projectos de turma ou de escola e, principalmente, na mudança que se faz sentir ao nível das actividades das diferentes áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

A WebQuest como um recurso ao processo ensino e aprendizagem

A WebQuest tem vindo a impor-se como uma metodologia de utilização didáctica da informação disponível na World Wide Web, orientando os alunos na selecção, organização e transformação da informação e na construção conjunta de conhecimento. A implementação de WebQuests como uma metodologia na sala de aula, orienta os alunos na construção do conhecimento.

domingo, 17 de maio de 2009

Internet na escola



Dominar as Tecnologias de Informação e Comunicação, é fundamental para enfrentarmos a sociedade dos dias de hoje. Aos professores, cabe a responsabilidade de conduzir os alunos a desenvolver competências que lhes possibilitem navegar no “labirinto virtual”, que é a Internet, não esquecendo o que realmente é importante (Marques, 1998; in Oliveira, Varandas & Ponte, 1999). Tal responsabilidade exige dos professores algumas competências, tais como, ter conhecimento das implicações sociais e éticas das TIC, ser capaz de usar de software utilitário e educativo, e ainda, de utilizar as TIC em situações de ensino e aprendizagem (Ponte e Serrazina, 1998).
As ferramentas que vão sendo utilizadas ao longo deste blog,com recurso à Internet, são de grande utilidade no processo ensino e aprendizagem,tornando as aulas mais apelativas, e através da plataforma Moodle, recorrer a um sistema de aprendizagem à distância.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O que é a Matemática?


Seria possível dizer o que é a Matemática se esta fosse uma ciência morta. Mas a Matemática é, pelo contrário, uma ciência viva, que se encontra hoje, mais do que nunca, em rápido desenvolvimento, proliferando cada vez mais em novos ramos, que mudam não só a sua fisionomia, como até a sua essência.
(José Sebastião e Silva)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Leonhard Euler



Leonhard Paul Euler (Basiléia, 15 de Abril de 1707 - São Petersburgo, 18 de Setembro de 1783) foi um matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha. Euler fez importantes descobertas em campos variados nos Cálculos e grafos. Ele também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial para as análises matemáticas, como a noção de uma função matemática.

Todos conhecem o Sudoku, será que sabem quem o criou?

Sudoku é um puzzle jogado com papel e lápis que requer apenas a manipulação lógica dos números de 1 a 9. Estes são inseridos numa grelha quadrada de 9x9, que por sua vez é reorganizada em nove quadrados 3x3. Cada número só pode ser escrito uma vez em cada linha, coluna ou quadrado 3x3. O seu nome pensa-se que deve remontar aos quadrados mágicos que o matemático suíço Leonhard Euler estudou.Sabem quem foi?Leiam a mensagem seguinte.


Tecnologia e Multimédia


O Princípio da Tecnologia
A Tecnologia é essencial no ensino e na aprendizagem da matemática, pois proporciona imagens visuais das ideias matemáticas, facilitam a aprendizagem das suas competências e servem de apoio a investigações realizadas pelos alunos. Quando se disponibiliza aos alunos ferramentas tecnológicas, estes podem aprender mais sobre matemática e de uma forma mais aprofundada. Contudo a tecnologia não deve substituir a compreensão e a intuição elementar, mas sim deve ser utilizada para a estimular. A tecnologia deve apoiar um ensino da matemática mais eficaz, se usada de forma adequada (NCTM, 2007).